2023 terminando com um livro especial: "A irmã do sonho"
"A irmã do sonho" é uma obra de ficção dirigida ao público jovem que narra uma história não apenas com textos, mas também com fotografias, trechos em HQ, ilustrações e até vídeo. Trata-se de um livro multimodal, pois reúne recursos diferentes de narrativa, que se integram como parte da obra, conferindo aos leitores a possibilidade de fruição dentro e fora do objeto livro.
Com uma equipe formada por Susana Ventura e Helena Gomes (escritoras), Ágatha Kretli (designer e ilustradora), Déa Paulino (fotógrafa) e pela KAOZ Produtora (vídeo), de Fabio Luiz Santos, é contada uma história cheia de emoção, reviravoltas e sensibilidade. Os artistas envolvidos ainda aproveitaram para apresentar ao jovem leitor uma das mais importantes poetisas portuguesas de todos os tempos, Florbela Espanca (1894-1930).
“A história tem início quando uma das personagens, Florence, manda uma mensagem de texto para a irmã, Isabela”, explica Susana. “Acontece que as duas adolescentes foram separadas na infância: Florence vive no Brasil, enquanto Isabela mora em Portugal”.
Com a distância, as irmãs acabaram se afastando conforme cresciam. “Mas o primeiro passo para eliminar essa barreira começa com a mensagem de Florence, que pede ajuda à irmã para um trabalho de colégio sobre Florbela Espanca”, detalha Susana. “A partir daí, com a troca constante de mensagens entre as personagens, surge a oportunidade de vencer os obstáculos que a separam, de resolver mal-entendidos e, principalmente, de fortalecer a amizade das irmãs”.
Durante a pesquisa sobre Florbela Espanca, realizada pelas personagens tanto no Brasil quanto em Portugal, elas passam a conhecer mais sobre a vida e a obra da escritora. Tornam-se, inclusive, fãs de seu trabalho.
Nascida em 1894, Florbela era filha ilegítima, casou-se três vezes – um escândalo para a época – e ainda foi uma das 14 únicas alunas do curso de Direito da Universidade de Lisboa, onde estudavam mais de 330 homens. Ela escreveu sonetos, contos e cartas, fez traduções e publicou em jornais e revistas. No último ano de sua vida, escreveu um diário que hoje faz parte de sua obra. O reconhecimento por seu trabalho demorou a vir, ocorrendo principalmente após sua prematura morte, aos 36 anos.
“Florbela Espanca foi uma personalidade enigmática de seu tempo, tida como transgressora por entrar em espaços antes vetados às mulheres”, completa Susana. “Sua obra, delicada e por vezes visceral, aborda a morte, a solidão e o sentimento amoroso, expondo as paixões e as aspirações de uma mulher do século XX”.
O título A irmã do sonho, escolhido por Helena Gomes, é uma referência ao poema Eu, composto por Florbela Espanca: “Eu sou a que no mundo anda perdida, / Eu sou a que na vida não tem norte, / Sou a irmã do Sonho, e desta sorte / Sou a crucificada... a dolorida... / Sombra de névoa tênue e esvaecida”.
O livro conta com fotografias da escritora e multiartista Déa Paulino, brasileira que reside em Portugal e com o trabalho gráfico e de ilustração de Ágatha Kretli, também brasileira, que viveu e estudou em Portugal. Para completar a obra, não poderia faltar a palavra de uma especialista em Literatura Portuguesa e, por isso conta com o prefácio da pesquisadora e doutora em Teoria Literária, Gabriela Silva, da Universidade Federal de Rio Grande, campus São Lourenço do Sul. Já o vídeo, que é parte integrante da narrativa, tem a atriz Izzie no papel de Florence e intervenções poéticas da jornalista e radialista Rosaly Senra.
Enfim, 2023 foi um ano trabalhoso e com muitas, muitas alegrias que está chegando ao final. Agradeço às editoras, aos meus parceiros e parceiras dos livros e às escolas em que meus livros foram lidos.
Um ano de grandes emoções: desenhos de leitores, pedidos de continuação de algumas histórias que já escrevi, diálogos e afetos em muitos lugares diferentes do Brasil. Obrigada!
Comentários
Postar um comentário